Seja bem-vindo(a)!
#fairdescomplica

Razão Social – Tudo que você precisa saber

24/05/2021
Razão Social – Tudo que você precisa saber

Antes de tudo, você sabe o que é Razão Social??

A Razão Social, ou como também pode ser chamada, Denominação Social ou Firma Empresarial, é o nome que é dado à sua empresa quando formalizada. A lei indica que um negócio formal precisa ter uma Razão Social, no entanto, não necessariamente precisa ser o Nome de Fachada, ou seja, o nome com que é divulgada.

A razão social é uma forma de identificação e um elemento imprescindível para a legalização da sua empresa.

Primeiramente, para você, empreendedor, criar uma Razão Social, o nome que você tem em mente, precisa estar disponível, a fim de distinguir a sua empresa de outras. Então, ao fim da Razão Social da sua companhia, constará o tipo do seu negócio, com LTDA, para uma sociedade limitada, ou S.A. para uma sociedade anônima, por exemplo.

⚠⚠⚠ Lembrando que, a Razão Social é o nome que irá constar na documentação da sua empresa, na nota fiscal, contratos, etc.

E como funciona a Razão Social para o MEI?

Se você é um microempreendedor individual – MEI, você também está submetido à essa legislação, para conseguir formalizar o seu negócio. Tal como o CNPJ, é usado para diferenciar a sua empresa, a Razão Social tem a mesma finalidade.

A importância de formalize a sua empresa é realmente grande, afinal, você precisa estar na legalidade além de poder contar com as vantagens de empreender dentro do regime MEI.

Como criar uma razão social

Você acabou de ver qual é a finalidade da razão social, mas também é importante que você entenda que ela é um registro estadual.

Portanto a primeira coisa a fazer é pesquisar se outra empresa já utiliza o nome que você quer usar no seu estado.

No portal do INPI é possível verificar se já existe uma marca registrada para o termo que você deseja.

Você também pode aproveitar os mecanismos de buscas, como o Google. Basta digitar a denominação na barra de buscas e conferir se existe algum resultado.

Além de pesquisar em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, e LinkedIn, além do YouTube, já que a maioria dos negócios utiliza esses canais de comunicação.

Outra forma de busca é o site Registro.br, onde você consulta se existem sites com nome parecido ou igual ao que você pretende usar.

Caso o nome esteja livre, basta fazer o registro no cartório, junta comercial ou outro órgão que tenha essa finalidade.

 

Ufa, bastante coisa né?!
Se precisar de ajuda, estamos aqui ?

 

Gostou do conteúdo??
Então, que tal nos seguir no Instagram – @FairContab e ficar por dentro de conteúdos semelhantes?!

Compartilhar

Conteúdos relacionados

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.